ASSIM
CREMOS: Pecado, Graça e Fé na Ortodoxia Arminiana
O livro de autoria do Teólogo Luis Henrique S. Silva, é uma obra sucinta de quatro capítulo, porém com uma profundidade teológica ímpar, o autor inicia destacando a ortodoxia arminiana e a crença no pecado, ele reflete o pensamento desta linha soteriologica ao dizer que a situação espiritual do homem não é boa, toda teologia que encare este fato tal como é, está no caminho certo, o autor lança luz sobre a razão de a doutrina de Pelágio ter sido rejeitada antes e hoje pela ortodoxia cristã, pois o problema dessa linha é justamente negar a herança do pecado de Adão e suas consequências, o que acarretaria no entendimento de que o homem é capaz por si só de se achegar a Deus e se salvar, ele entendia que todos os homens foram criados em estado de neutralidade (ver Rom. 3:23), Agostinho já pregava que o homem não era livre para escolher o bem, e sua vontade estava cativa ao pecado.
O segundo capítulo é uma abordagem
sobre a Graça, a qual de acordo com o pensamento Arminiano se divide em dois
estágios, o primeiro é monergista e o segundo sinergista, a Graça preveniente é
responsável em seu primeiro estágio por iniciar no homem o desejo de busca pela
divindade, já no segundo estágio, ela coopera para que haja relacionamento
cooperante entre a vontade de Deus e a do homem, podendo este ultimo resistir a
sua ação regeneradora, a graça então,
inicia, promove, aperfeiçoa e consuma a
salvação. (Jacó Armínio), essa Graça Preveniente é também chamada de Graça
Universal por estar à disposição de todos os homens, a graça justificadora
porém, está disponível somente pela Fé em Cristo para os que já aceitaram, i. e
não resistiram a graça preveniente.
Sobre a Fé, o autor destaca que ela não
é uma moeda de troca de favores ou um instrumento de barganha com o Eterno, a
fé é um dom livre de Deus que atua por meio da graça preveniente, sendo que a “aceitação”
humana é passiva, toda ação no processo de salvação é mérito de Cristo, o
eleito de Deus. Qualquer justiça ou retidão que o homem tenha, isso é
procedente de Deus, por fim, Luiz Henrique trata do Arminianismo prático e de
forma contundente, deixa claro que nossa teologia deve seguir a premissa
caracterizada na vida e ministério de Armínio: Bíblica, pratica et irenica.
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